Filosofias

DR. Stone. O que um gênio pode nos ensinar de verdade?

Publicidade


📖 Introdução á DR. Stone

“Dr. Stone” é uma série de mangá e anime que combina elementos de ficção científica e aventura pós-apocalíptica. Criada por Riichiro Inagaki e ilustrada por Boichi, a história se passa num mundo onde a humanidade é petrificada por uma misteriosa luz, e milhares de anos depois, o protagonista Senku desperta para reconstruir a civilização usando ciência e conhecimento.

✍🏼Contextualizando

O protagonista Senku tem o sonho de trazer de volta a civilização humana como ela era, tentando reviver as pessoas que foram petrificadas. Para isso, ele precisa fazer vários e vários experimentos para cada situação diferente, desde coisas simples como fazer um Lámen, até gerar energia elétrica.

Publicidade
DR. Stone
Imagem Sara Blog’s – Senku Ishigami – DR. Stone

💭 Opinião

DR. Stone é uma obra diferente do que costumamos ver, eu como apaixonado por ciência, me sinto maravilhado com cada episódio e principalmente como cada um deles terminam, sempre uma cena épica.

O anime deixa claro que Senku é um gênio, e gênios não devem ser comparados. Essas pessoas fazem coisas extremamente complicadas parecerem fáceis, mas se o gênio além de tudo for esforçado, acontece então a “mágica”! Um divisor de águas na humanidade, uma separação na linha do tempo de antes da existência dele, para depois da existência desse gênio. 

Certo, mas se Senku não pode ser comparado, qual lição podemos tirar dessa obra? Sem dúvida nenhuma a forma como ele trabalha. Senku diz que desistir é irracional, e se pararmos para pensar, é mesmo…

Quanto mais trabalhamos em algo, mais perto estamos do resultado final, então por que desistir? É muito mais trabalhoso e incerto começar algo completamente do zero, onde terá que aprender novas habilidades completamente diferentes, do que continuar em algo que você já tem conhecimento e experiência. 

Publicidade

Senku em diversas vezes durante o anime disse a seguinte frase: “normalmente nas primeiras tentativas eu falho”, e ele não só diz, como é mostrado ele falhando várias vezes, principalmente quando era pequeno. A questão é que desde sempre (principalmente pela paixão a ciência) ele sabe que o importante é insistir, me parece que é como um estilo de vida, que vai além do trabalho… insistir até dar certo, mesmo que nas primeiras tentativas dê errado, porque o importante é a constância.

Imagem SARA Blog’s – Senku Ishigami – DR. Stone

As pessoas acham que o caminho do sucesso é diferente do caminho do fracasso, mas na verdade é a mesma “jornada”, nós erramos e erramos até dar certo.

Outro aprendizado que podemos tirar desse personagem é como ele reconhece seus limites. Logo no primeiro episódio, nosso protagonista despetrifica seu melhor amigo de escola Taiju que era alto e forte,  Senku sabe que depende de outras habilidades que ele próprio não possui para realizar seus objetivos,  como por exemplo força física, num mundo pré histórico a força bruta talvez seja uma das características mais importantes.

Em outro momento do anime nosso protagonista estava cercado por animais famintos, e a única solução foi despetrificar um antigo conhecido extremamente habilidoso em batalhas, que o salvou de virar comida e por fim, quando se aliou a um velho artesão para ajudá-lo em diversas invenções. A grande sacada é que Senku sempre está recrutando pessoas com capacidades diferentes das suas, e então, como dizia Walt Disney, “ninguém faz nada sozinho”.

Imagem Sara Blog’s – DR. Stone

E quanto a vocês, meus queridos leitores, o que acham de “DR. Stone”?

Comentem aqui embaixo se é um anime que vocês gostam e também algum outro que eu possa tirar uma lição de vida.



Elaborado por Rafael Munhoz e Samuel Piroupo

Publicidade

One thought on “DR. Stone. O que um gênio pode nos ensinar de verdade?

  • Gabriel Calheiros

    Este é um dos poucos animes que acompanho em tempo real, e realmente me prende bastante, fugindo muito sua temática dos “Shonen” tradicionais, com uma proposta cômica muito interessante e didática, é quase um anime anime com uma parte considerável de cunho educacional, ainda que muitas das invenções de Senku sejam feitas de maneira muito “rápida” e pouco provável em uma situação real, estamos falando de um anime que com uma proposta muito divertida e com uma história envolvente!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *