O “MEDO” explicado por “Frieren e a Jornada para o Além”
Índice
📖 Introdução
“Frieren e a Jornada para o Além” é a personagem e protagonista da série de mangá japonesa Sōsō no Furīren, criada por Kanehito Yamada e ilustrada por Tsukasa Abe.
Frieren conta a história de uma maga Elfa que vivenciou uma aventura de 10 anos com um grupo de herois para combater o vilão mais forte daquela época, o Rei Demônio”. Os herois saíram vitoriosos do confronto e foram celebrados por muitas pessoas em vários lugares. Como tudo na vida possui um fim, não foi diferente com aquela aventura, e depois de tanto tempo viajando juntos, eles finalmente se separaram e foram viver suas vidas sozinhos.
Depois de muitos anos, os herois se reencontram para celebrar um evento que acontece de tempos em tempos, todos eles já estavam velhos, menos Frieren, que estava com a mesma aparência de muito tempo atrás. Isso acontece porque os Elfos vivem por muito mais tempo que os humanos, e naturalmente demoram muito mais para envelhecer. Conforme os anos foram passando, os antigos herois faleceram de velhice, o que faz com que Frieren passasse a enxergar a vida de uma forma completamente diferente, ela sentiu que não aproveitou como deveria as relações que tivera com seus amigos e foi dominada por um sentimento intenso de tristeza.
Desde então, nossa protagonista faz uma promessa a si mesma, conhecer de forma mais profunda dos humanos e prestar mais atenção nas relações com as pessoas. A partir daí, o anime conta a jornada de Frieren em novas aventuras, buscando por autoconhecimento, com novos momentos inesquecíveis, novos amigos e inimigos, mas sempre com a nostalgia dos velhos tempos.
✍🏼 Contexto
Temporada 1 – Episódio 6
O guerreiro “Stark” aceitou o desafio de enfrentar um dragão para proteger a vila onde morava, porém, ao visualizar aquela criatura gigante e imponente, começou a tremer de medo.
Logo em seguida, “Frieren” (sua companheira de jornada) lembrou que o mestre de Stark (Eisen) também sentia medo antes de enfrentar oponentes fortes, e citou umas das frases ditas por ele.
“Ter medo não é uma coisa ruim, foi o meu medo que me trouxe até tão longe”
🧠 Opinião
🤔 Medo é ruim?
“Stark” é um personagem bastante forte do Universo de “Frieren, Além da Jornada”, mas mesmo assim, ele sente medo quando vai enfrentar certos oponentes. É de se admirar que ele não tenha vergonha de assumir essa sua “fraqueza” concordam? Particularmente eu considero uma atitude corajosa.
Assim como o veneno, o medo pode ser positivo ou negativo, dependendo da dose e do contexto… aliás, qualquer sentimento entra nesse conceito. 🧐
Sentimentos não são bons ou ruins, amar muito algo da maneira errada certamente vai te prejudicar, assim como raiva pode ser um combustível para algo altruísta.
Se o seu medo te paralisa de fazer coisas que poderiam ser importantes para sua vida, é algo ruim. Se o seu medo te impede de agir descontroladamente, sem mensurar o perigo, então certamente é algo positivo.
👨🏼🎓 O anime nos ensina:
“Stark”, assim como seu mestre “Eisen”, lidam com o medo de duas maneiras.
1 – De maneira honesta! Reconhece o sentimento e não tenta escondê-lo, pois eles sabem que a melhor forma de suplantar essa dificuldade é lidando com ele, não reprimindo.
2 – De maneira corajosa! Mesmo tremendo e assustados eles não fogem, agem contra seus instintos e fazem o que tem que ser feito.
Medo e coragem não são excludentes, é preciso ter muita coragem para enfrentar nossos medos! 🫡
📚 A psicologia nos ensina:
Segundo a psicologia, todos os medos se tratam do mesmo jeito, exposição à aquela experiência desagradável. Quanto mais entramos em contato com o que nos faz sentir medo, mais tolerante nos tornamos a ele e naturalmente será menor o impacto em relação aos sentimentos negativos…
- Nossa indicação de hoje: Como usar “Traumas da vida” a nosso favor? 🧬
- Acesse nosso canal do WhatsApp e receba todas as novidades relacionadas à animes!! (づ ᴗ _ᴗ)づ♡
Essa ideia funciona para o bem e para o mal, por exemplo, num rodízio de pizza, o primeiro pedaço certamente será mais emocionante que o décimo pedaço, assim como a décima queda de bicicleta não é tão assustadora quanto a primeira.
📘 Conclusão
Já parou para pensar que talvez seu medo não seja real?
Quer dizer, a emoção em si obviamente é real… afinal, a tremedeira, o suor, o calafrio, são sintomas de algo que você está sentindo. O corpo fala! Mesmo que não queiramos expor. 🫠
Mas podemos ir além, o medo é fruto de uma ideia de que existe algum perigo, porém, já pensou na possibilidade desse perigo não ser real? Ou pelo menos não tão grandioso quanto se imagina?
Fica aí o questionamento… 😉
Esse é nosso artigo de filosofia do anime “Frieren”, sem dúvida nenhuma o melhor anime em relação a aprendizados e frases impactantes.
Caso tenha gostado, comente aqui em baixo e compartilhe com outros fãs de anime. 😁
Elaborado por Rafael Munhoz e Samuel Piroupo.