Filosofias

Como Jujutsu Kaisen te ensina a ser forte!

Publicidade


📖 Introdução á Jujutsu Kaisen

“Jujutsu Kaisen” é um popular mangá e anime japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami. A série segue a história de Yuji Itadori, um estudante do ensino médio com habilidades atléticas excepcionais, que se envolveu em um mundo de maldições e feitiçaria após encontrar e engolir um objeto amaldiçoado. Ele se junta a uma organização de feiticeiros chamada Jujutsu Tech para combater as maldições e proteger as pessoas.

Jujutsu Kaisen
Imagem Sara Blog’s – Yuji Itadori – Jujutsu Kaisen

✍🏼 Contexto

No episódio 6 da 1° temporada, o mestre Satoru Gojo pede para que seu aluno Yuji Itadori assista alguns filmes de diferentes gêneros (ação, romance, humor, terror…) para que ele consiga utilizar melhor sua energia amaldiçoada, controlando o fluxo contínuo de suas próprias emoções. Caso ele não consiga controlá-las, um corpo amaldiçoado acerta um soco em seu rosto.

Publicidade

No episódio 19 da 1° temporada, Yuji Itadori sente um ódio extremo pelo seu oponente de batalha, por ele ser aliado de outro personagem que havia matado um de seus amigos. Até que seu amigo Aoi Todo lhe deu um tapa na cara, e o aconselha: 

A raiva é um gatilho super importante para os feiticeiros Jujutso, às vezes eles podem ser derrotados simplesmente porque irritam seu oponente sem querer, ou às vezes a própria raiva perturba sua energia amaldiçoada fazendo com que não consigam executar suas habilidades.

💭Opinião

Jujutso kaisen é um ótimo anime, que com certeza me obrigará a fazer outros artigos a respeito de aprendizados que podemos tirar dessa obra.

O protagonista Yuji Itadori desde o começo demonstrou se importar muito com as pessoas a sua volta, seja com o falecimento de seu avô, até o receio de matar almas amaldiçoadas. Mas conforme os desafios foram aumentando, essas emoções não controladas passaram a “frear” seu próprio desenvolvimento em batalhas. Por isso, foi necessário que pessoas o ajudassem a controlar essas emoções e direcionasse ao seu próprio desenvolvimento.

Publicidade

Para Yuji Itadori, as emoções o prejudicaram de diversas formas, ou por agir com impulsividade sem mensurar o tamanho do perigo, ou até inconscientemente “bloquear” sua real força por receio de exorcizar as almas amaldiçoadas.

Uma vez vi um intelectual falar que a primeira etapa de uma mudança em nossas vidas é a raiva, a indignação de uma situação ruim que estamos vivendo e que nos parece impossível de mantê-la… é nesse momento que a “chave” vira, é aí que temos a primeira inserção de combustível para nosso “carro” funcionar e assim mudar a situação atual.

Nesse caso é um exemplo claro de como podemos utilizar nossos sentimentos (por pior que seja) para nosso desenvolvimento, porém muitas pessoas não conseguem ter essa habilidade de manipular suas emoções e acabam sendo dominadas negativamente por elas.

Segundo a OMS, o Brasil é o país da América Latina com a maior prevalência de “Depressão e outros transtornos mentais”. 5,8% da população brasileira sofre de depressão, o equivalente a aproximadamente 11,7 milhões de brasileiros.

Em algum momento, vocês já pararam para pensar como suas emoções te prejudicam? Seja por medo de arriscar algo pelo que os outros vão pensar… ou talvez preguiça de realizar algumas tarefas necessárias, quem sabe até a raiva que você consome dentro de ti, que acaba te deixando uma pessoa amargurada.

Esse artigo não é um passo a passo sobre como controlar suas próprias emoções, ou direcioná-las para o que realmente é necessário (até porque não sou profissional da área), esse artigo é sobre entender a importância e o quanto é necessário ser resiliente.

“Resiliência é a capacidade de se adaptar em situações difíceis ou de fontes significativas de estresse”. Como diz Monja Coen: “A dor existe, o sofrimento é opcional”. Trabalhe sua inteligencia emocional e aproveite ao máximo oque a vida tem a oferecer…

Comentem aqui embaixo o que acham de Jujutsu Kaisen, tá no seu top 3 animes de todos os tempos?

Imagem Sara Blog’s – Yuji Itadori e Amigos – Jujutsu Kaisen


Elaborado por Rafael Munhoz e Samuel Piroupo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *