transcrição Demon Slayer

1° Temporada: Episódio 3 – Crueldade – Demon Slayer

Publicidade

Este episódio começa com Tanjiro sentado ao lado de Nezuko escrevendo algo em seu diário e após isso vemos que ele irá sair com o senhor Urokodaki. Antes de continuar, ele para e fica olhando a irmã dormir… nesta hora, ele se encontra com um semblante de preocupação e tristeza.

Imagem Sara Blog’s – Tanjiro e Nezuko

Logo após esse momento dramático, o Sr. Urokodaki explica para ele quem são os Caçadores de Demônios e aqui começamos uma parte importante para o entendimento do anime. Ele diz que eles são uma organização sem reconhecimento do governo e que possuem centenas de membros. Também informa ao Tanjiro que este esquadrão existe a muitos anos e que o líder tem sua idade desconhecida.

Publicidade

Após esta breve explicação sobre os caçadores, o Sr. Urokodaki passa mais informações sobre os Oni. Ele diz que esses seres matam os humanos e se alimentam deles, possuem potência física extremamente elevada e uma vitalidade surpreendente, oque significa que seus ferimentos curam em um piscar de olhos e seus membros podem se regenerar. Como se não bastasse, estas criaturas podem ser metamorfos e ainda possuir poderes especiais, como magias. Conhecemos uma forma de como derrotar um Oni, com a luz do sol, porém como os caçadores os derrotaram? Tem sempre que esperar o amanhecer? 

Neste momento o senhor Urokodaki nos informa que espadas forjadas com material especial é o essencial para destruir esses Onis, porém para isso acontecer, tem um detalhe importante, eles só morrem quando são decapitados. Com uma trilha sonora intensa, este conto se torna inspirador e o Sr. Urokodaki continua sua história. Informando que os humanos combatem essas criaturas com seus corpos frágeis e assim por não serem iguais aos Onis, seus ferimentos demoram para se recuperar ou às vezes é vital… mas são tão determinados que mesmo se perderem um dos membros, continuam lutando para salvar as pessoas.

Imagem Sara Blog’s – Caçadores de Onis

Nota: Com muita emoção, vemos como os problemas parecem ser difíceis de serem enfrentados, como derrotar criaturas que parecem ser invencíveis? Quantas vezes passamos por dificuldades no nosso dia a dia que parece uma injustiça sem igual, correto? Contudo, mesmo se nos machucarmos, devemos seguir em frente, tentar alcançar nosso objetivo… e nunca desistir.

Com essa explicação, Tanjiro volta ao seu treino impetuoso sem descanso. Enquanto vemos Tanjiro fugindo de diversas armadilhas, o Sr. Urokodaki diz que ele é um treinador de espadachins, que existem diversos treinadores e cada treinador treina seu discípulo da sua própria forma e em seu próprio local de escolha. O treinamento de Tanjiro serve para que ele possa entrar no esquadrão de caçadores, mas antes, Tanjiro tem que participar da Seleção Final localizada no Monte Fujikasane e o Sr. Urokodaki completa informando que para isso, ele tem que ser aprovado em seu treinamento antes da data do evento.

Publicidade

Com determinação, a cena corta para Tanjiro descendo a montanha dizendo que ele irá criar um diário para Nezuko, este diário serve para que ela possa ler e saber tudo o que aconteceu quando acordar, pois ainda ela se encontra em sono profundo. Tanjiro também diz que irá dar o melhor de si para não morrer na seleção final, e assim, começa uma música intensa e vemos o Tanjiro mais uma vez diante de diversas armadilhas. Durante o treino, Tanjiro informa que aprendeu a desviar de quase todas as armadilhas pois ficou mais forte e que seu nariz está bem mais sensível aos cheiros do que antes, porém, mesmo assim as armadilhas estão ficando mais perigosas e difíceis, o que era pedras agora são adagas e os buracos agora tem lanças enfincadas para cima.

Todo dia ao final de seu treinamento, Tanjiro anota toda sua jornada em seu diário e olha preocupado para a Nezuko que não acorda e vemos uma expressão singela de tristeza em sua face. Conforme os dias passam, Tanjiro começou a treinar com uma espada em sua cintura, mesmo não sendo definitiva, ela simula bem a espada que usará na seleção final. Esta espada faz com que o treino se torne muito mais difícil pois seu ponto de equilíbrio mudou e ele tem que se acostumar com o novo peso enquanto “luta” contra armadilhas cada vez mais mortais.

Agora com sua espada Tanjiro também deve treinar o balanço até a exaustão máxima, porém nesta hora o autor faz expressões únicas em Tanjiro tornando a cena descontraída e até engraçada. No outro dia pela manhã o treino é como manusear a espada. O Sr. Urokodaki informa que as espadas são fortes verticalmente e fracas horizontalmente e que assim são fáceis de quebrar, então ele explica para Tanjiro que para utilizar a espada a força que se aplica a espada e a direção de corte devem ser a mesma, tornando o golpe preciso, rápido e poderoso. E para completar o discurso, ele diz que se Tanjiro quebrar a espada, ele irá quebrar seus ossos… A expressão de Tanjiro é de um “ah, fala sério”. Ao final da noite ao escrever em seu diário Tanjiro pega no sono e acorda assustado, olha para a Nezuko e diz que irá se esforçar mais. Nezuko ainda continua em um sono profundo…

Imagem Sara Blog”s – Tanjiro e Sr. Urokodaki

Ao levantar o treino continua e neste dia o Sr. Urokodaki iria ensinar a Tanjiro a cair do jeito certo, para evitar ao máximo lesões desnecessárias. Em um momento engraçado, Tanjiro fica indignado pois ele tem uma espada e corre em direção ao Urokodaki que se encontra desarmado, porém sempre que se aproxima, ele o joga para cima e Tanjiro vem ao chão, e nessa cena vemos reconhecendo a força de seu mestre. No outro dia, ele aprende sobre as técnicas de respiração e algumas de suas formas.

Imagem Sara Blog’s – Tanjiro e Sr. Urokodaki

Com uma conversa importante, aprendemos que Tanjiro tem que se adaptar a Técnica de Respiração em concentração total. Esta técnica é utilizada pelos caçadores para combater os Oni. O mestre de Tanjiro informa que ele irá ensinar todas as dez formas da Respiração da Água. Neste momento entendemos como esses espadachins conseguem combater criaturas tão incríveis como os Oni. O senhor Urokodaki diz que Tanjiro deve respirar fundo para que assim o oxigênio flua por cada parte e célula do seu corpo, fazendo com que o poder de cura natural de seu corpo seja elevado, estabilizando a energia em seu espírito, deixando-o mais forte e ágil. Para alcançar esse nível de habilidade, Tanjiro deve passar por um treinamento de respiração especial… com a parte superior de seu corpo relaxada e a inferior firme e estável, ele deve começar a respirar profundamente e sentir como se fosse um só com a água. Aqui começa mais um treino intenso e severo do protagonista.

Tanjiro deve sempre seguir uma série de regras essenciais para conseguir dominar esta técnica de respiração e a cada erro ele é penalizado. O anime mostra o Tanjiro ‘apanhando’ de seu mestre sempre de forma engraçada e descontraída. Conforme o tempo passa, o treinamento de respiração se torna mais intenso, tanto que Tanjiro deve manter a postura e concentrar a respiração estando embaixo de uma cachoeira. Depois de diversas cenas engraçadas do treino de Tanjiro, o anime volta ao seu drama com a preocupação dele com sua irmã.

Já faz 6 meses que Tanjiro estava treinando intensamente e em todo este momento Nezuko parecia estar em coma, dormindo de forma profunda sem nem se mexer. Preocupados, o Sr. Urokodaki chamou um médico para examiná-la, mas ele não descobriu nada de errado. Tanjiro ficou com medo de um dia acordar e ver sua única família morta…

Depois de uma intensa cena sentimental, voltamos a ver Tanjiro treinando intensamente, com desafios mais difíceis e perigosos, porém também observamos como as habilidades dele melhoraram, conseguindo até mesmo se defender de diversas adagas com sua espada. De repente, após um ano de treino, o senhor Urokodaki diz que não tem mais nada para ensinar a Tanjiro e que o resto dependerá somente de Tanjiro, que somente ele saberá se é capaz de elevar e potencializar tudo o que foi aprendido. e como uma última tarefa para poder participar da seleção final,  o Sr. Urokodaki diz a Tanjiro  que ele deve conseguir cortar uma pedra gigante com a espada. 

Diante desta pedra enorme, Tanjiro se desespera enquanto o senhor Urokodaki vai embora, ele grita pedindo ajuda falando que isso é impossível, porém seu mestre nunca mais o ensinou nada. Mesmo assim ele nunca desistiu e continuou seguindo o seu treino árduo… descer a montanha, balançar a espada, respirar e tentar cortar a pedra, essa rotina cansativa é mostrada de forma rápida e engraçada.

Depois de dias tentando cortar a pedra sua mão estava na carne viva e Tanjiro começa a se sentir frustrado e desesperado, achando que ele não prestava e que não era forte o suficiente para salvar a vida de sua irmã que dormia em um sono profundo. A ponto de desistir, alguém grita pra ele que homens não devem choramingar pois isso é uma vergonha. Ao olhar para cima da pedra, ele se depara com uma pessoa mascarada de idade próxima a dele e fica com um semblante de surpresa. E com uma frase impactante, ele diz que Tanjiro deve aguentar todo o sofrimento em silêncio, sendo que após isso essa pessoa o ataca com uma espada de madeira, começando uma luta super interessante.

Nota: Até o momento vemos como Tanjiro sofreu para conseguir chegar em seu nível atual, porém mesmo persistindo a mais de um ano, aparece um impasse que traz um sentimento horrível, que faz ele pensar ser impossível dele continuar avançando. Já teve a sensação de que não importa o que se faça, tudo parece dar errado? Será que devemos desistir ou persistir? Lembre-se que trabalhar certo é melhor que trabalhar muito… somente entendendo essa filosofia se obterá o resultado devido em um curto período de tempo.

Depois de tomar um belo golpe do mascarado e ser chamado de fraco, imaturo e lento, Tanjiro grita perguntando o que ele pensa que está fazendo e o mascarado rebate com a mesma pergunta. Tanjiro afirma que ele está treinando e o mascarado diz que na verdade, Tanjiro só está sentado o encarando sem nem assumir uma posição de luta. Após essa cena, Tanjiro se levanta e toma a postura de batalha, e quando o mascarado o chama para uma luta, Tanjiro fica preocupado pois ele tem uma espada de madeira e Tanjiro uma de verdade… como sempre vemos a bondade do protagonista mesmo diante de um impasse. Com essas palavras, o mascarado começa a rir e diz que ele nunca irá conseguir feri-lo, e então com grande velocidade ele avança para cima de Tanjiro e novamente a batalha começa. Durante a batalha o mascarado fala para Tanjiro ficar despreocupado pois ele é mais forte e já conseguiu cortar a pedra, deixando o Tanjiro impressionado.

Durante uma grande luta, vemos a habilidade e velocidade surpreendente deste menino mascarado, conseguindo correr rapidamente e pular de uma árvore para a outra, nocauteando assim o nosso protagonista. Deitado ao chão, o mascarado diz a Tanjiro que ele não aprendeu nada, especialmente sobre a técnica que o Sr. Urokodaki o ensinou a respiração em concentração total. Nesta hora Tanjiro tem uma reação de surpresa pois o mascarado conhecia seu mestre e suas técnicas. Tanjiro em pé diante dele, ouve que está usando a respiração errada o tempo todo, e que esse ano de treino não serviu de nada.

Novamente a batalha se inicia e Tanjiro ouve mais sermões desse mascarado que parece ajudá-lo em seu treino, porém de forma agressiva e intensa. Enquanto lutam, o mascarado diz que Tanjiro deve gravar os ensinamentos em seus ossos e carne para nunca se esquecer e rebatendo o mascarado, Tanjiro diz que ele fez isso todos os dias, mas parece que nada adianta e que ele nunca vai conseguir avançar mais que isso. Durante a batalha, Tanjiro levou diversos golpes e o mascarado diz que se ele nasceu como homem, deve continuar avançando, ir além do estado que se encontra, e uma frase impactante é dita, não tem outro jeito de conseguir se não continuar avançando.

Nota: Será que desistimos fácil de mais de nossos problemas? O que aconteceria se continuássemos avançando para conseguir algo mesmo que parece impossível alcançar tal objetivo. Com certeza aprenderíamos com nossos erros e conseguiríamos pensar fora da caixa para alcançar o sucesso.

Após um golpe certeiro em Tanjiro, ele cai nocauteado no chão e uma menina com idade próxima a deles aparece e o mascarado diz que o resto é com ela. Essa menina tem o olhar gentil e bondoso, sua máscara não cobre seu rosto igual ao menino e o senhor Urokodaki, pelo contrário, ela fica ao lado de sua cabeça como se fosse um enfeite de cabelo. Após essa cena, ao anoitecer Tanjiro acorda e ela pergunta se ele está bem. Eufórico, Tanjiro acorda e diz se ela viu tudo, como aquele golpe final foi esplendido e sem desperdício de movimento e energia, Tanjiro finaliza dizendo que aquilo foi lindo e que ele quer ser assim. A menina o encarou e sorriu para ele dizendo que iria cuidar dele. Tanjiro fica envergonhado e diz para si mesmo como essa menina fofa e logo em seguida pergunta quem ela é.

Em uma narração de Tanjiro, ficamos sabendo que a menina se chama Makomo e que o nome do menino mascarado é Sabito. Ele diz que essa menina apontou seus defeitos e o ajudou a corrigir vícios, mas mesmo perguntando de onde ela veio e por que estava o ajudando, ela não o respondia. A única coisa que ela falava era que eles gostavam muito do Sr. Urokodaki, que eles eram irmãos e que foram criados por ele depois que ficaram órfãos. Makomo complementa a cena dizendo que existem mais crianças que sempre estão observando o Tanjiro, e ele pensa consigo que ela é uma menina muito estranha. 

Mudando de assunto repentinamente, ela informa que a respiração de concentração total acelera a circulação sanguínea e os batimentos cardíacos. Isso provoca um pico na temperatura corporal deixando-o tão forte quanto um Oni, mesmo que continuando humano. Também diz para Tanjiro que o importante é ampliar sua capacidade pulmonar, pois quando se coloca muito ar em seu sangue, o sangue se assusta e os ossos e músculos esquentam, ficando mais fortes. Após essa explicação, Tanjiro aparece com um semblante engraçado como se não tivesse entendido nada e pergunta se ele consegue fazer isso. A resposta para a pergunta de Tanjiro veio com um sorriso dizendo, treine até morrer e que no fim das contas, não se pode fazer nada além disso.

Imagem Sara Blog’s – Makomo

Ao conversar com a Makomo, Tanjiro treina mais intensamente e diz que até o coração estava doendo, mas mesmo assim, ele não conseguia ganhar de Sabito. Depois de mais 6 meses desse novo treino de Tanjiro, vemos o protagonista com um visual de cabelos longos e com vários hematomas no rosto e corpo, e ainda sem notícia de Nezuko, deduzimos que ela continua em sono profundo. Após esse tempo de treino, Tanjiro e Sabito se encontram diante da pedra, eles se encaram em meio a neve que cai em um silêncio mortal, quando desta vez Sabito carrega consigo sua verdadeira espada. 

Desembainhando sua espada lentamente, Sabito fala que finalmente depois de 6 meses, Tanjiro possui o semblante de homem e assim com determinação, uma nova batalha começa. Mas antes, podemos perceber uma maturidade de Tanjiro, pensando em uma estratégia para ganhar e com uma respiração profunda, os dois se movem tão rápido que somem aos olhos de Makomo que se surpreende. Neste dia de forma rápida, Tanjiro conseguiu golpear Sabito primeiro, cortando sua máscara ao meio. No momento em que Tanjiro venceu, Sabito com seu rosto gentil e delicado dá um sorriso orgulhoso pela conquista de seu companheiro de batalha, assim como Makomo ri orgulhosa também. Com uma trilha sonora emocionante, Makomo diz para Tanjiro não se esquecer do que ele fez para vencer. Logo após essa fala, ela sumiu entre a neblina densa que por lá se formava. Quando ela sumiu, Tanjiro olhou para frente e se deu conta que Sabito sumiu também, com isso a lâmina que ele tinha certeza de cortar a máscara havia cortado a pedra também! Com uma música esperançosa, Tanjiro ficou admirado com seu feito.

Nota: Chegamos ao final de mais um episódio, e este com certeza foi cheio de emoção e aventura. Podemos tirar de lição que nada acontece de uma hora pra outra, Tanjiro teve que treinar por mais de ano para conseguir alcançar seu primeiro objetivo e assim poder prosseguir sua jornada. Não desista de seus objetivos, foque no hoje e o amanhã chegará com uma grande recompensa.

Elaborado por Samuel Piroupo e Rafael Munhoz.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *