Filosofias

Como usar “Traumas da vida” a nosso favor?

Publicidade


📖 Introdução á usando “Traumas da vida” a nosso favor!

“Traumas, o que podemos aprender?” Iremos observar junto com Demon Slayer uma maneira de responder a essa pergunta, utilizando como base o episódio 6 da 4° temporada.

🚨Como se trata de um episódio recente, já avisamos que contém spoilers!🚨

Publicidade

O anime com nome original Kimetsu no Yaiaba (também é conhecido como Demon Slayer) é baseado em um mangá de mesmo nome, criado por Koyoharu Gotouge. Trata-se de espadachins que lutam contra criaturas chamadas de Oni para salvar a humanidade.

Traumas da Vida
Imagem SARA Blog’s – Traumas da Vida

✍🏼 Contexto

No decorrer do episódio, Tanjiro tem memórias de seu falecido amigo, o Hashira das chamas Rengoku. Durante uma dura batalha contra um Oni poderoso, Rengoku fica à beira da morte e como suas últimas palavras diz a seguinte frase: “Incendeie seu Coração”.

Existe outro momento importante que se destaca no treinamento, que é quando Tanjiro está tentando empurrar uma pedra gigante. Para conseguir completar esse desafio, seu amigo Genya diz para Tanjiro que ele deve usar seu “Movimento Repetitivo”.

Imagem SARA Blog’s – Traumas da Vida

🧠 Opinião

Demon Slayer consegue ser tão profundo a ponto de nos ensinar como lidar com nossos traumas? Qual a relação das cenas acima com os traumas da vida?

👺 O que Demon Slayer reflete sobre traumas?

Publicidade

Para conseguir essa força, Tanjiro tem que “sofrer” o tempo inteiro lembrando de como sua família e companheiros foram mortos… Lembrar das últimas palavras de seus amigos.

Esse é o “Movimento Repetitivo” de Tanjiro! Em resumo, é pensar nas pessoas que ama e em todas as emoções que isso lhe causa.

Imagem SARA Blog’s – Traumas da Vida

💭 O que a Psicologia nos ensina?

Segundo pesquisadores, a psicologia define traumas como situações que já passamos e que marcam negativamente nossas vidas. Isso causa a conhecida doença psíquica.

Essas doenças se manifestam de diversas formas, tem pessoas que sofrem com uma depressão severa, outras que comem compulsivamente… ou adquirem a sindrome do pânico e até mesmo casos mais severos, como pessoas que cometem suicídio.

Imagem SARA Blog’s – Traumas da Vida

📚 Como podemos refletir sobre o pensamento de Tanjiro?

Como nós seres humanos comuns lidamos com nossos traumas? Não fazemos nada? Usamos como desculpa para nos destruir ou usamos para evoluir?

Tanjiro e o Hashira mais forte utilizam de seus traumas para continuar lutando. Um trauma não é somente  a perda de alguém. A perda de um emprego, por exemplo, pode nos deixar em luto, com vontade de desistir da vida por ter perdido aquela estabilidade financeira.

Por diversas vezes, falamos que a vida é injusta… mas podemos e devemos mudar essa situação! Use toda sua raiva, angústia, dor e motive-se a correr atrás de seu sonho! Honrar a memória de alguém ou honrar a si mesmo, só irá te fazer bem!

Então faça como Tanjiro e utilize seu “movimento repetitivo” para fazer as coisas certas. Mas lembre-se, quando alcançar seu objetivo, olhe para trás e reveja de tudo pelo que passou. Não caia na monotonia de ter conquistado algo! Siga em frente sempre com foco e determinação 🦾, lembrando do seu “movimento constante” e da sua essência.

Imagem SARA Blog’s – Traumas da Vida

📘 Conclusão

Com muita motivação, esse artigo representa muito minha história. Usamos traumas que nos encorajaram a dar o próximo passo e começar nosso próprio empreendedorismo. Então siga seus sonhos, nunca desista do seu objetivo, nem que seu desejo seja desenhar animes, por exemplo.

Use seus sentimentos ao seu favor e não como uma desculpa para se destruir!



Deixe um comentário de algum anime que te motiva a conquistar seus objetivos. Também uma sugestão do que gostaria de ver em nosso Blog 😁

Elaborado por Samuel Piroupo e Rafael Munhoz.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *