Filosofias

Jujutsu Kaisen e a antifragilidade!

Publicidade


📖 Introdução á Jujutsu Kaisen e a antifragilidade!

“Jujutsu Kaisen” é um popular mangá e anime japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e o tema de hojé é a Antifragilidade! Mas para podermos seguir com o conhecimento, vamos primeiro definir antifragilidade de acordo com o dicionário:

  • “Em resumo. a antifragilidade descreve a capacidade de crescer e se aprimorar em resposta ao estresse, volatilidade e desordem, em oposição à fragilidade, que sugere que algo se deterioraria ou quebraria sob as mesmas circunstâncias.

Publicidade

✍🏼 Contextualizando

Na segunda temporada, Yuji Itadori se sentiu extremamente culpado, devido a chacina que Sukuna cometeu na cidade de Shibuya e por isso, teve seu primeiro grande abalo psicológico.

Logo após, quando Yuji se reergueu para vingar todas as pessoas inocentes que foram mortas, viu um de seus amigos morrer bem na sua frente (Nanami), esse foi seu segundo grande abalo psicológico, quase em sequência.

Mesmo assim, nosso protagonista conseguiu tirar forças de onde quase não tinha devido às últimas palavras de seu amigo, e continuou lutando, até que acontece seu maior evento traumático… viu sua melhor amiga “morrer” também na sua frente (Nobara Kugisaki (Na verdade não foi confirmada a morte ainda, já que usaram um encantamento nela)).

Yuji dessa vez não aguentou e caiu em desgraça, sentiu uma profunda tristeza, sentimento intenso de culpa e depressão, não sentia mais vontade de viver.

Jujutsu Kaisen e a antifragilidade!
Imagem Sara Blog’s – Jujutsu Kaisen e a antiragilidade!
Publicidade

🗣️ Opinião

Até onde vai sua força de vontade? Até quando você consegue resistir?

Existe um limite que qualquer pessoa consegue aguentar?

A importância de se manter firme mesmo após eventos traumáticos já foi abordada em outros artigos de filosofia por aqui. Como por exemplo em “Naruto” quando falamos de luto, “DR Stone”, quando falamos sobre desistência, e até mesmo no próprio “Jujutsu Kaisen”, quando abordamos sobre emoções.

Mas dessa vez é diferente, agora é sobre se fortalecer e tentar entender até que ponto resistimos aos problemas que aparecem em nossa vida. Será que sempre depende de nós mesmos e da nossa força mental para seguirmos em frente?

🧠 Filosofia e literatura

Nietzsche possui um pensamento denominado de “Amor Fati”. É um conceito de aceitação plena da vida, independente de experiências boas ou ruins. Porque Nietzsche dizia que a vida é um ciclo infinito de repetição (Eterna recorrência), e por isso, como as coisas tendem a se repetir, não há motivo para o abalo emocional, porque já esperamos pela recorrência das dificuldades.

Outra referência interessante de citar é o “best seller” “Anti frágil”. Esse livro nos ensina o que é o oposto de fragilidade, e a definição não foi robustez, resistência ou resiliência. Segundo o livro, essas palavras possuem a conotação de algo invulnerável/firme.

Mas a ideia que o autor quis passar é que antifragilidade é sobre se fortalecer com as dificuldades, não apenas se manter firme, e talvez aí esteja o segredo de sempre vencer.

Imagem Sara Blog’s – Jujutsu Kaisen e a antiragilidade!

👩🏼‍🎓 A lição que podemos aprender

E aí voltamos para as perguntas feitas no início, será que é possível sempre se fortalecer? Não existe limite do que aguentamos?

Itadori é um personagem que na segunda temporada se fortaleceu muito psicologicamente, está cada vez mais aprendendo a controlar suas emoções e resistindo às dificuldades, mas quando se trata de 3 eventos seguidos potencialmente tão traumáticos, se torna quase que impossível superá-los rapidamente.

Mas incrivelmente, depois de se deitar e chorar como uma criança, ele conseguiu novamente. Mais uma vez Itadori se levantou mais forte ainda, e o segredo foi, Aoi Todo.

Esse personagem é outro amigo próximo de Yuji que tem como ponto forte sua habilidade em luta e autoestima. Ao ver nosso protagonista no estado em que ele estava, Aoi Todo fez questão de reerguê-lo com um lindo discurso.

“Enquanto estivermos vivos, nossos companheiros mortos não terão sido derrotados de verdade… o que foi que eles confiaram a você?”

Imagem Sara Blog’s – Jujutsu Kaisen e a antiragilidade!

📘Conclusão

Talvez seja utopia o conceito de nunca se abalar, porque não existe perfeição, sempre vai ter um limite. Por isso as amizades são importantes, porque elas podem nos reerguer quando estivermos esgotados, a energia de outra pessoa pode carregar nossa bateria descarregada.

Existe um ditado muito conhecido que consegue definir bem o que foi falado anteriormente: “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado”



Meus queridos leitores, Jujutsu Kaisen e a antiragilidade!, gostaram? Não esqueçam de olhar nossos outros artigos, tenho certeza que irão gostar, muito obrigado😁

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *